Fonoaudiologia e o DV
A criança que é desprovida da visão não consegue ter um desenvolvimento global de uma criança dita normal. Sem a visão, a criança pode comprometer não só o desenvolvimento motor e cognitivo, como também o desenvolvimento da fala e linguagem. Isto explica se devido a esta não enxergar, não ter o apoio visual do ponto articulatório do fonema para a fala, gerando assim um distúrbio articulatório. O atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem também é notório no deficiente visual, pois, geralmente há uma superproteção dos pais com relação a estas crianças em que muitas vezes falam por elas, gerando assim um atraso do desenvolvimento da linguagem e da fala.
Posteriormente é feita uma Avaliação Fonoaudiológica. Natriagem é realizado um exame fonético com miniaturas de brinquedos, no qual observa-se como se encontra a fala da criança. É observado também as Funções Neurovegetativas (sucção, mastigação, deglutição e respiração). No Sistema Motor Oral (lábios, língua, bochechas, palato, arcada dentária e mandíbula) observa-se como está o tônus e mobilidade destes.
O trabalho da Fonoaudióloga no setor é basicamente estimular a fala e a linguagem através de atividades lúdicas, estimular as funções neurovegetativas, adequar tônus e trabalhar mobilidade do Sistema Motor Oral através de exercícios orofaciais propostos pela terapeuta, instalação de fonemas omitidos para a fala e também de orientação familiar.
É importante salientar que o progresso destas crianças não depende só da Competência da terapeuta e sim também do incentivo e interesse dos pais com terapia, pois para um tratamento ter evolução é necessário a colaboração de todos, pois a família é a base de tudo !