O Que é TDAH?

08/03/2010 16:29

 

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

 

TDAH

 

 

DEFINIÇÃO

 

Ocorre como resultante de um transtorno neurológico no córtex pré-frontal. Ao ser acionada para concentração, sua atividade é diminuída; já quando em cérebro sadio, sua atividade é aumentada. Sendo assim, alguns pesquisadores indicam que esta deficiência é basicamente herdada do córtex pré-frontal, em que pela baixa produção do neurotransmissor dopanima.

 

 

 

 

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES OBSERVADAS COM MAIOR

FREQUÊNCIA

 Déficit de Atenção

 

Ø Esquecimento – datas, papeis,tarefas;

 

Ø Desorganização – ambiente físico – temporal;

 

Ø Desinteresse por tarefas ou assuntos longos;

 

Ø Bombardeio de idéias – nada executado;

 

Ø Adiamento de compromissos;

 

Ø Não aprendem com erros anteriores; Etc.

 

 

Hiperatividade

 

Ø Desassossego;

 

Ø Cantarolar;

 

Ø Bater pés, mãos e pernas;

 

Ø Andar de um lado para o outro;

 

Ø Interrupção-intromissão;

 

Ø Não esperar a vez.

 

 

Impulsividade

 

Ø Busca de conflitos – fofocas, mentiras, confronto;

 

Ø Mau humor;

 

Ø Imediatismo;

 

Ø Falar sem pensar;

 

Ø Amantes de “casos assustadores”;

 

Ø Alguns tipos de roubo;

 

Ø Casos amorosos superficiais;

 

Ø Decisões mal pensadas;

 

Ø Vícios incluindo – drogas e alcoolismo

 

 

Comportamento sugestivo para análise sobre TDHA

 

1 - Distração.

 

2 - Dificuldade de prestar atenção à detalhes.

 

3 - Repetição de erros por falta de cuidado.

 

4 - Dificuldade de dar fechamento a tarefas determinadas.

 

5 - Pouca ou nenhuma habilidade para planejar tarefas.

 

6 - Dificuldade em “escutar”.

 

7 - Falhas na organização de tempo e espaço.

 

8 - Dificuldade de traçar metas e objetivos para o futuro.

 

9 - Letargia – meio dormindo / meio acordado.

 

 

10 - Dificuldade em expressar sentimentos.

 

11 - Apatia, sem motivação.

 

12 - Responder antes da conclusão da pergunta.

 

13 - Intrigas, fofocas,confrontos.

 

14 - Dificuldade de permanecer sentado.

 

15 - Dificuldade de esperar a sua vez.

 

16 - Falar pouco ou muito.

 

17 - Intromissão.

 

18 - Impulsividade.

 

19 - Esquecimento – datas, papeladas, objetos.

 

20 - Cansaço

 

 Comportamento que induz ao TDAH erroneamente

 

1 - Medo crônico.

 

2 - Contusões leves.

 

3 - Morte de entes queridos.

 

4 - Infecção de ouvido crônica.

 

5 - Abusos sexuais.

 

6 - Respostas a uma situação frustrante na sala de aula.

 

7 - Viciado – álcool, drogas.

 

8 - Trabalho difícil – frustração, trabalho fácil – tédio

 

9 - Períodos de d/° com tendência a: desatenção – hiperatividade –impulsividade. .

Pré-escola – energias acumuladas / deliberadas

Adolescência – rejeição a autoridade, descuido, desorganização, impulsividade.

 

Perfil do TDAH na escola.

 

·        Inquietação na cadeira.

 

 

 

·        Manipulação de vários objetos ao mesmo tempo

 

·        Perturbação aos colegas.

·        Dificuldades de seguir instruções do professor

·        Notas baixas.

 

TDAH como satisfazê-los?

 

Ø Pela baixa capacidade de concentração, indivíduos TDAH tendem a priorizar o novo, o belo, o criativo.

 

Ø Desprezam as mesmices, as tarefas simples,diárias, rotineiras,, assuntos longos, comuns.

 

Ø Preferem ambientes tranquilos. Priorizam coisas estimulantes, interessantes.

 

Ø Gostam de elogios.

 

Ø Gostam de renovação (não ao tédio).

 

Ø Não coloquem “pressão em nada que eles estiverem realizando.

 

 

Quanto mais indivíduos tendem a se concentrar, mais eles se desligam; a pressão é uma forma estimuladora de ativar o córtex pré-frontal.

 

Como manter focados em aula

 

•Colocá-lo próximo ao professor.

 

• Comunicação visual (aproximação e gestos manuais do professor).

 

• Criação de códigos (estímulo através da codificação).

 

• Comunique várias vezes no decurso da aula sua expectativa quanto ao comportamento do grupo.

 

• Especifique “materiais que as crianças precisão durante a aula do dia e no final faça-as anotarem as dos dias subsequentes.

 

• Revise a aula anterior.

• Recursos de materiais visuais (retro-projetor, mapas, painéis, apresentações no data show).

 

• Estabeleça uma organização de materiais em cima das carteiras e dentro de pastas e mochilas.

  

 

Envolvendo para o aprendizado

 

ü Livro de anotações- tarefas a serem realizadas.

 

ü Determinação do aproveitamento na utilização e na verificação do tempo.

 

ü Recursos visuais.

 

ü Guia de “erros” - alunos deverão ter anotações de erros selecionados em cada aula.

 

ü Avaliação de alunos que precisem de reforço adicional.

 

ü O tutelado-alunos de bom rendimento na assessoria de alunos TDAH – cooperação.

ü Crie um método auto-avaliativo mensal ( desempenho – pontos fortes / fracos).

 

Fonte de consulta

•Apostila Sucesso Escolar – Curso de capacitação para professores SEE RJ– TDAH NUMA VISÃO PRÁTICA E OBJETIVA, setembro de 2005.

 

• Apostila Educação e Diversidade – Formação de professores para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, ano 2004.

 

Pesquisa realizada pela profª. Fátima Tenório