O Que é TDAH?
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TDAH
DEFINIÇÃO
Ocorre como resultante de um transtorno neurológico no córtex pré-frontal. Ao ser acionada para concentração, sua atividade é diminuída; já quando em cérebro sadio, sua atividade é aumentada. Sendo assim, alguns pesquisadores indicam que esta deficiência é basicamente herdada do córtex pré-frontal, em que pela baixa produção do neurotransmissor dopanima.
ALGUMAS MANIFESTAÇÕES OBSERVADAS COM MAIOR
FREQUÊNCIA
Déficit de Atenção
Ø Esquecimento – datas, papeis,tarefas;
Ø Desorganização – ambiente físico – temporal;
Ø Desinteresse por tarefas ou assuntos longos;
Ø Bombardeio de idéias – nada executado;
Ø Adiamento de compromissos;
Ø Não aprendem com erros anteriores; Etc.
Hiperatividade
Ø Desassossego;
Ø Cantarolar;
Ø Bater pés, mãos e pernas;
Ø Andar de um lado para o outro;
Ø Interrupção-intromissão;
Ø Não esperar a vez.
Impulsividade
Ø Busca de conflitos – fofocas, mentiras, confronto;
Ø Mau humor;
Ø Imediatismo;
Ø Falar sem pensar;
Ø Amantes de “casos assustadores”;
Ø Alguns tipos de roubo;
Ø Casos amorosos superficiais;
Ø Decisões mal pensadas;
Ø Vícios incluindo – drogas e alcoolismo
Comportamento sugestivo para análise sobre TDHA
1 - Distração.
2 - Dificuldade de prestar atenção à detalhes.
3 - Repetição de erros por falta de cuidado.
4 - Dificuldade de dar fechamento a tarefas determinadas.
5 - Pouca ou nenhuma habilidade para planejar tarefas.
6 - Dificuldade em “escutar”.
7 - Falhas na organização de tempo e espaço.
8 - Dificuldade de traçar metas e objetivos para o futuro.
9 - Letargia – meio dormindo / meio acordado.
10 - Dificuldade em expressar sentimentos.
11 - Apatia, sem motivação.
12 - Responder antes da conclusão da pergunta.
13 - Intrigas, fofocas,confrontos.
14 - Dificuldade de permanecer sentado.
15 - Dificuldade de esperar a sua vez.
16 - Falar pouco ou muito.
17 - Intromissão.
18 - Impulsividade.
19 - Esquecimento – datas, papeladas, objetos.
20 - Cansaço
Comportamento que induz ao TDAH erroneamente
1 - Medo crônico.
2 - Contusões leves.
3 - Morte de entes queridos.
4 - Infecção de ouvido crônica.
5 - Abusos sexuais.
6 - Respostas a uma situação frustrante na sala de aula.
7 - Viciado – álcool, drogas.
8 - Trabalho difícil – frustração, trabalho fácil – tédio
9 - Períodos de d/° com tendência a: desatenção – hiperatividade –impulsividade. .
Pré-escola – energias acumuladas / deliberadas
Adolescência – rejeição a autoridade, descuido, desorganização, impulsividade.
Perfil do TDAH na escola.
· Inquietação na cadeira.
· Manipulação de vários objetos ao mesmo tempo
· Perturbação aos colegas.
· Dificuldades de seguir instruções do professor
· Notas baixas.
TDAH como satisfazê-los?
Ø Pela baixa capacidade de concentração, indivíduos TDAH tendem a priorizar o novo, o belo, o criativo.
Ø Desprezam as mesmices, as tarefas simples,diárias, rotineiras,, assuntos longos, comuns.
Ø Preferem ambientes tranquilos. Priorizam coisas estimulantes, interessantes.
Ø Gostam de elogios.
Ø Gostam de renovação (não ao tédio).
Ø Não coloquem “pressão em nada que eles estiverem realizando.
Quanto mais indivíduos tendem a se concentrar, mais eles se desligam; a pressão é uma forma estimuladora de ativar o córtex pré-frontal.
Como manter focados em aula
•Colocá-lo próximo ao professor.
• Comunicação visual (aproximação e gestos manuais do professor).
• Criação de códigos (estímulo através da codificação).
• Comunique várias vezes no decurso da aula sua expectativa quanto ao comportamento do grupo.
• Especifique “materiais que as crianças precisão durante a aula do dia e no final faça-as anotarem as dos dias subsequentes.
• Revise a aula anterior.
• Recursos de materiais visuais (retro-projetor, mapas, painéis, apresentações no data show).
• Estabeleça uma organização de materiais em cima das carteiras e dentro de pastas e mochilas.
Envolvendo para o aprendizado
ü Livro de anotações- tarefas a serem realizadas.
ü Determinação do aproveitamento na utilização e na verificação do tempo.
ü Recursos visuais.
ü Guia de “erros” - alunos deverão ter anotações de erros selecionados em cada aula.
ü Avaliação de alunos que precisem de reforço adicional.
ü O tutelado-alunos de bom rendimento na assessoria de alunos TDAH – cooperação.
ü Crie um método auto-avaliativo mensal ( desempenho – pontos fortes / fracos).
Fonte de consulta
•Apostila Sucesso Escolar – Curso de capacitação para professores SEE RJ– TDAH NUMA VISÃO PRÁTICA E OBJETIVA, setembro de 2005.
• Apostila Educação e Diversidade – Formação de professores para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, ano 2004.
Pesquisa realizada pela profª. Fátima Tenório